Ele ficou nos top 24 de 182000 concorrentes. Mas foi eliminado na Judge’s House, quando Simon disse para ele que ele deveria acabar seus estudos antes de se participar da indústria da música. Apesar de ter sido triste para ele, claro, ele não desistiu, o que foi incrível pois talvez ele não estivesse onde está hoje!
Liam seguiu os conselhos de Simon. Ganhou 10 GCSEs e fez várias apresentações no país, aprimorando seu talento!
Em 2010 ele voltou! “Subir no palco de novo foi bizarro. Eu olhei e vi Louis, Cheryl, Simon e a Natalie Imburglia, e foi surreal estar lá de novo.” (fala de Liam no livro Forever Young). Ele cantou ‘Cry Me a River’ e foi MUITO aplaudido! Foi aprovado por todos os jurados!
Quando ele estava preparado para ir para casa, foi chamado ao palco, o que o deixou confuso. Foi ai que a boa notícia veio! Ele foi colocado com mais 4 garotos, formando um grupo, sendo assim qualificados para a categoria grupos no programa! A banda One Direction foi formada! Com Harry, Louis, Zayn e Niall, Liam se deu muito bem e suas vidas mudaram totalmente. Durante o programa eles fizeram várias apresentações e se divertiram muito.
Eles chegaram na final, mas ficaram em terceiro lugar. Isso não os parou! Eles conseguiram um contrato milionário com Simon Cowell, participaram da turnê do X Factor e hoje são uma das boybands mais adoradas do mundo, mas principalmente do Reino Unido.
Já passado mais de um ano de carreira, Liam está muito feliz na banda, tem 4 amigos-irmãos com quem lançou o primeiro clipe, muitas fãs ao redor do mundo e um romance quase confirmado com Danielle Peazer (dançarina do X Factor).

É com essa retrospectiva que deixo meu recado de feliz aniversário para o Liam! Digamos que esse não é qualquer aniversário de 18 anos, é O aniversário de 18 anos! Ele merece tudo de melhor por tudo o que ele batalhou e alcançou! Feliz Aniversário, Liam James Payne! Que ele continue nos deixando orgulhosos como sempre fez!